AGRO
27 de janeiro de 2026
A partir da próxima quinta-feira (29), as equipes já estarão na água, fazendo a fiscalização no norte e sul do litoral paranaense, conforme informou o agente de execução.
22 de janeiro de 2026
O objetivo da documentação é facilitar a comprovação da regularidade sanitária e cadastral das propriedades para instituições, públicas ou privadas.
19 de janeiro de 2026
O documento determina a restrição ao trânsito de bovinos e búfalos oriundos de propriedades que tenham casos confirmados no Estado. A conclusão do saneamento ocorre somente após o cumprimento integral dos trâmites sanitários, incluindo exames negativos de todos os animais elegíveis.
15 de janeiro de 2026
O Paraná deve renovar esse protagonismo em 2026, a partir do terceiro prognóstico de área e produção para a safra do IBGE. Segundo o IBGE, o Estado deve ter aumento de 1,5% na produção em 2026.
14 de janeiro de 2026
Mesmo com a mudança no calendário, o vazio sanitário da soja permanece obrigatório, sendo previsto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de uma portaria específica do governo federal.
14 de janeiro de 2026
Mesmo com a mudança no calendário, o vazio sanitário da soja permanece obrigatório, sendo previsto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de uma portaria específica do governo federal.
8 de janeiro de 2026
Além dos impactos econômicos, a atividade tem forte relevância social, especialmente para pequenos produtores e comunidades da região de fronteira, contribuindo para a segurança alimentar e a inclusão produtiva tanto no Brasil quanto no Paraguai.
11 de dezembro de 2025
Segundo projeções do Deral, a marca de R$ 200 bilhões no VBP em 2025 será alavancada pelo salto da produção agrícola paranaense, especialmente com a safra recorde de grãos. Ao mesmo tempo, a pecuária paranaense mantém desempenho favorável.
9 de dezembro de 2025
Documento foi elaborado para tornar o treinamento de funcionários de postos e centrais que recebem embalagens de agrotóxicos mais prático.
5 de dezembro de 2025
O café tem custos de produção cobertos com facilidade pelos preços registrados nas duas últimas safras. A soja segue com rentabilidade elevada. Já o leite enfrenta retração de preços ao produtor, enquanto ovos e suínos passam por movimentos de ajuste diante do cenário internacional e das variações de mercado.
28 de novembro de 2025
Soja, feijão, cevada e milho são os que mais contribuíram para que a safra fosse recorde, lembrando que o milho paranaense, individualmente, foi o cereal que mais contribuiu para essa super safra, pois atingiu o recorde de 21 milhões de toneladas.
18 de novembro de 2025
Considerada uma das zoonoses mais perigosas, a doença representa um grave risco tanto para a saúde pública quanto para a economia agropecuária do Estado, mobilizando órgãos oficiais a intensificarem as ações de vigilância e prevenção.
17 de novembro de 2025
Iniciativa visa ampliar o acesso à internet banda larga e à telefonia móvel na área rural. Programa permitirá que os agricultores utilizem ferramentas digitais para consultar previsão do tempo, acompanhar cotações, adquirir insumos e vender mercadorias pela internet.
13 de novembro de 2025
As Filipinas mantiveram-se como principal destino da carne suína paranaense pelo sexto mês consecutivo. Outros mercados relevantes incluem Hong Kong, Uruguai, Argentina, Singapura, Vietnã, Geórgia, Emirados Árabes Unidos, Costa do Marfim e Angola.
6 de novembro de 2025
Soja, milho e feijão ainda estão dentro do período ideal para a semeadura, permitindo o replantio, o que deve possibilitar a recuperação de parte das áreas afetadas. Bovinos e suínos se mantém valorizados. Informe confirma que, mesmo com a questão do clima, o agro paranaense segue resiliente e diversificado.
30 de outubro de 2025
Além do desempenho do trigo, Boletim de Safra divulgado pelo Departamento de Economia Rural também destaca a soja, que se consolida como a principal cultura do Estado, e o milho, com um ganho significativo de área de cerca de 20%, além do cenário das culturas da batata, do tomate e da cebola.
1 de outubro de 2025
Para o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, essa liderança comprova o compromisso do Estado em sua vocação de atuar como supermercado do mundo, potencializando aquilo que o paranaense sabe fazer tão bem. “O agronegócio é o carro-chefe da economia paranaense..."
26 de setembro de 2025
A área recorde, de 103 mil hectares, deve render uma alta produção do cereal, colaborando para uma das maiores safras de grãos do Estado.




































