Um ano da queda do avião da Voepass: Uma das vítimas tem familiares em Santa Helena

10 de agosto de 2025

Das 62 vítimas do desastre aéreo da Voepass, 35 pessoas viviam no Paraná. A aeronave, que fazia o trajeto entre Cascavel, no oeste do estado, e Guarulhos, em São Paulo, caiu no dia 9 de agosto de 2024. Não houve sobreviventes.


Por trás do número, estavam histórias de vidas. Estudantes, profissionais em viagem de trabalho, aposentados, peregrinos cumprindo promessas e casais prestes a iniciar as férias.


Entre os que viviam no estado, 22 eram de Cascavel. Havia ainda moradores de Toledo, Ubiratã, Guaíra, Palotina, Foz do Iguaçu, Quatro Pontes e Três Barras do Paraná.


Algumas histórias ajudam a lembrar quem eram essas pessoas e o impacto da tragédia sobre suas famílias e comunidades.


Laiana Vasatta ( Foto abaixo) uma das vítimas, tem familiares em Santa Helena, entre eles, o vereador Paulo Vasatta. Advogada especializada em direito da aviação, ela morava em Cascavel. Estava em viagem de lazer antes do casamento. Estava no Assento: 13D


O acidente


As causas do acidente seguem sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e pela Polícia Federal.


Segundo o Cenipa, havia condições para formação de gelo severo na rota, com temperaturas chegando a -50 °C.


As investigações apontam que o acúmulo de gelo nas asas comprometeu a sustentação da aeronave, que perdeu velocidade e despencou após uma curva acentuada para a direita — momento considerado crucial antes do início do procedimento de pouso.


Ainda conforme os investigadores, há indícios de falha no sistema que remove o gelo das asas. Segundo uma testemunha ouvida pelo g1, um comandante que pilotou o mesmo avião na madrugada do acidente relatou verbalmente a falha, mas a ocorrência não foi registrada no diário de bordo.


“Se o registro tivesse sido feito, a aeronave não poderia ter voado em uma rota com risco de formação de gelo”, afirmou um ex-funcionário sob condição de anonimato. 

 

Fonte: TV Terra das Águas com g1


    GALERIA DE IMAGENS


Compartilhar

10 de agosto de 2025
Um dos ônibus colidiu frontalmente com o automóvel e, na sequência, os demais veículos se envolveram no acidente. Foram 116 vítimas ao total, sendo dois óbitos confirmados até o momento.
10 de agosto de 2025
Acompanhe os resultados dos principais jogos dos campeonatos de futebol: Brasileirão, Copa do Brasil e muito mais...
10 de agosto de 2025
A BR-163, uma das principais rodovias do país, é conhecida pelo histórico recorrente de acidentes de trânsito graves. Dados da concessionária Via Brasil revelam que em 2024 foram contabilizados 1.304 acidentes, sendo que 65 deles resultaram em mortes.
Mostrar mais