Piranhas na prainha: Prefeitura diz que vai instalar Rede de Contenção
Imagem: Balneário Terra das Águas em Santa Helena - Paraná
Após o registro de incidentes envolvendo ataques de piranhas na Praia Nova, no Balneário Terra das Águas, em Santa Helena, Oeste do Paraná, o gerente geral do Balneário, Sidinei Ribeiro, disse que foi feita a aquisição de uma Rede de Contenção, que deve chegar ainda nesta quarta-feira (14) e será instalada no final da tarde.
O objetivo é reduzir a presença das piranhas na área destinada aos banhistas.
Sidinei Ribeiro destacou que a intervenção mais ampla na lagoa, deverá acontecer somente após o término do período de piracema.
“Neste momento, por se tratar da época de piracema, não é permitido mexer na lagoa, nem realizar pesca de piranhas ou de outros peixes”, explicou.
O gerente ressaltou que a lagoa abriga outras espécies de peixes nativos, o que exige o cumprimento rigoroso da legislação ambiental. Assim, qualquer limpeza, secagem ou intervenção mais profunda só poderá ser realizada após o fim da piracema, quando será possível executar os trabalhos necessários para solucionar o problema de forma definitiva.
👉 A prefeitura informou que a Praia Velha permanece aberta ao público.
Está localizada logo ao lado da área interditada e não possui nenhum registro de ocorrência, sendo considerada segura e constantemente monitorada.
Enquanto isso, segue monitorando a situação, mantendo a interdição da Praia Nova como medida preventiva, orientando os visitantes.
👉 NOTA da Redação: No Paraná, o período da Piracema (defeso para reprodução de peixes nativos) geralmente vai de 1º de novembro até 28 de fevereiro, mas pode ter variações, com regras específicas para cada bacia, sendo essencial consultar o Instituto Água e Terra (IAT) para as datas exatas e limites de cota de pesca após o período de defeso.
Durante esse tempo, a pesca de espécies nativas é restrita para proteger a desova, permitindo-se apenas certas espécies exóticas ou com cotas mínimas, com fiscalização intensa da Polícia Ambiental.
O que é a Piracema?
É a migração dos peixes para as cabeceiras dos rios para desovar, um fenômeno natural vital para a renovação das espécies.
Fonte: Portal Terra das Águas com Assessoria
GALERIA DE IMAGENS
Imagens: Balneário Terra das Águas em Santa Helena - Paraná
















