Frente fria faz temperaturas voltarem à média de agosto no Paraná

O fim de semana foi marcado por temperaturas acima da média, principalmente no Norte e Noroeste do Paraná.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esta segunda (18) e terça-feira (19) devem continuar com as temperaturas em elevação por todo o Estado, mas após a passagem de uma frente fria na noite de terça, uma massa de ar frio no Sul do Brasil fará com que as temperaturas retornem à média do mês de agosto no Paraná.
As temperaturas abaixam por alguns dias, e sobem novamente até o próximo fim de semana.
No sábado (16) a única estação meteorológica do Simepar que registrou temperatura acima de 30°C foi a de Capanema (30,7°C). Já no domingo (17) a cidade chegou a 32,3°C, Altônia registrou 30,6°C, Guaíra teve 30,4°C, Loanda 31,7°C, Paranavaí 30,3°C, Santa Helena 30,2°C, São Miguel do Iguaçu 30,3°C, Toledo 30,4°C, Ubiratã 30,8°C e Umuarama 30,1°C. No sábado e no domingo a temperatura mínima mais baixa foi em Telêmaco Borba: 5°C e 6,8°C, respectivamente.
Nesta segunda-feira (18), as temperaturas máximas podem chegar a 34°C e 35°C no Noroeste, em cidades como Loanda, Querência do Norte e Paranavaí. O calor segue acima dos 30°C no Norte, Oeste e Sudoeste: em Maringá pode chegar a 33°C; em Londrina, Cambará, Andirá e em Capanema pode chegar a 32°C; em Foz do Iguaçu a temperatura deve bater os 31°C; e em Cascavel chega a 30°C.
Já nos Campos Gerais a máxima não passa de 25°C, no Centro-Sul não passa de 24°C, na RMC a máxima não passa de 22°C, e no litoral não passa de 20°C. “Cidades que ficam entre o Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e principalmente no Litoral, não acompanham essa elevação da temperatura na mesma proporção, pois ainda fica com bastante nebulosidade na região das praias até a Serra do Mar, e a RMC terá um amanhecer com nevoeiros. Dessa forma, o sol não aparecerá tanto para esquentar”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Não há previsão de chuva no Paraná nesta segunda-feira, apenas a possibilidade de chuvisco ocasional no Litoral.
Na terça-feira (19) as temperaturas sobem ainda mais por todo o estado, e o Noroeste segue como a região mais quente do Paraná. Será um aquecimento pré-frontal expressivo mas, a partir da noite, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e trará chuvas a partir da área de divisa com Santa Catarina e de fronteira com países vizinhos. A chuva se espalha para as outras regiões paranaenses entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (20).
“Apesar da elevação nas temperaturas ao longo destes dias, não chega a configurar uma situação de veranico ou onda de calor, pois elas são caracterizadas por tempo seco. O que ocorre é um aquecimento antes de chegada de frente fria, afinal já ocorre chuva na noite de terça-feira (19) e principalmente na quarta (20) com a atuação desse novo sistema frontal sobre o Estado do Paraná, o que quebra a situação de bloqueio atmosférico em todo o Sul do Brasil”, explica Jacóbsen.
GANGORRA - Após a passagem da chuva, uma massa de ar frio no Sul do Brasil deixará o ar menos aquecido no Paraná e, na quarta-feira (20), as temperaturas terão um leve declínio. As máximas devem ficar perto de 26°C no Noroeste - mais próximas da média para o mês de agosto. Na quinta (21) as temperaturas voltam a subir.
A gangorra nas temperaturas fica mais impactante nas áreas mais quentes. Em Umuarama a máxima nesta segunda (18) pode chegar a 33°C, na quarta (20) vai a 24°C, e na quinta (21) já sobe para 28°C. No fim de semana, novamente, pode passar dos 30°C. No Centro-Sul a diferença é mais sutil: Guarapuava pode chegar a 23°C nesta segunda (18), não passa de 21°C entre terça e quarta (20), chega a 25°C na quinta (21) e aos 27°C no fim de semana.
Já na região Leste, que não terá elevação tão expressiva nas temperaturas no início da semana por conta da nebulosidade, o calor só chegará depois da frente fria. Na capital a máxima não passa dos 20°C segunda e terça (19), pode ir a 22°C após a passagem da frente fria na quarta (20), na quinta (21) já vai a 25°C e fim de semana começa a chegar próximo de 30°C. Em Paranaguá as máximas também não passam de 20°C até terça (19), sobem para 23°C a partir de quarta (20) e até o fim de semana podem passar dos 30°C.
No Oeste, o calor se destaca durante a tarde, com máximas que se aproximam dos 32 graus em vários municípios. Apesar do predomínio do tempo seco, não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, devido à formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Região Sul do Brasil.
- Cascavel: mínima de 14°C, máxima de 30°C, tempo firme e sol predominante.
- Foz do Iguaçu: mínima de 17°C, máxima de 32°C, dia ensolarado e calor.
- Marechal Cândido Rondon: mínima de 16°C, máxima de 31°C, sol e calor.
- Medianeira: mínima de 16°C, máxima de 31°C, sol predominante e tempo estável.
- Santa Helena: mínima de 19°C, máxima de 30°C, tempo firme e sol predominante.
- Toledo: mínima de 15°C, máxima de 31°C, sol e tempo seco.
Fonte: Portal Terra das Águas com AEN / Foto: Orlando Kissner/AEN