Frente fria faz temperaturas voltarem à média de agosto no Paraná

18 de agosto de 2025

O fim de semana foi marcado por temperaturas acima da média, principalmente no Norte e Noroeste do Paraná.


De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esta segunda (18) e terça-feira (19) devem continuar com as temperaturas em elevação por todo o Estado, mas após a passagem de uma frente fria na noite de terça, uma massa de ar frio no Sul do Brasil fará com que as temperaturas retornem à média do mês de agosto no Paraná.


As temperaturas abaixam por alguns dias, e sobem novamente até o próximo fim de semana. 


No sábado (16) a única estação meteorológica do Simepar que registrou temperatura acima de 30°C foi a de Capanema (30,7°C). Já no domingo (17) a cidade chegou a 32,3°C, Altônia registrou 30,6°C, Guaíra teve 30,4°C, Loanda 31,7°C, Paranavaí 30,3°C, Santa Helena 30,2°C, São Miguel do Iguaçu 30,3°C, Toledo 30,4°C, Ubiratã 30,8°C e Umuarama 30,1°C. No sábado e no domingo a temperatura mínima mais baixa foi em Telêmaco Borba: 5°C e 6,8°C, respectivamente.


Nesta segunda-feira (18), as temperaturas máximas podem chegar a 34°C e 35°C no Noroeste, em cidades como Loanda, Querência do Norte e Paranavaí. O calor segue acima dos 30°C no Norte, Oeste e Sudoeste: em Maringá pode chegar a 33°C; em Londrina, Cambará, Andirá e em Capanema pode chegar a 32°C; em Foz do Iguaçu a temperatura deve bater os 31°C; e em Cascavel chega a 30°C.


Já nos Campos Gerais a máxima não passa de 25°C, no Centro-Sul não passa de 24°C, na RMC a máxima não passa de 22°C, e no litoral não passa de 20°C. “Cidades que ficam entre o Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e principalmente no Litoral, não acompanham essa elevação da temperatura na mesma proporção, pois ainda fica com bastante nebulosidade na região das praias até a Serra do Mar, e a RMC terá um amanhecer com nevoeiros. Dessa forma, o sol não aparecerá tanto para esquentar”, detalha Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Não há previsão de chuva no Paraná nesta segunda-feira, apenas a possibilidade de chuvisco ocasional no Litoral. 


Na terça-feira (19) as temperaturas sobem ainda mais por todo o estado, e o Noroeste segue como a região mais quente do Paraná. Será um aquecimento pré-frontal expressivo mas, a partir da noite, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e trará chuvas a partir da área de divisa com Santa Catarina e de fronteira com países vizinhos. A chuva se espalha para as outras regiões paranaenses entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (20).


“Apesar da elevação nas temperaturas ao longo destes dias, não chega a configurar uma situação de veranico ou onda de calor, pois elas são caracterizadas por tempo seco. O que ocorre é um aquecimento antes de chegada de frente fria, afinal já ocorre chuva na noite de terça-feira (19) e principalmente na quarta (20) com a atuação desse novo sistema frontal sobre o Estado do Paraná, o que quebra a situação de bloqueio atmosférico em todo o Sul do Brasil”, explica Jacóbsen.


GANGORRA - Após a passagem da chuva, uma massa de ar frio no Sul do Brasil deixará o ar menos aquecido no Paraná e, na quarta-feira (20), as temperaturas terão um leve declínio. As máximas devem ficar perto de 26°C no Noroeste - mais próximas da média para o mês de agosto. Na quinta (21) as temperaturas voltam a subir. 


A gangorra nas temperaturas fica mais impactante nas áreas mais quentes. Em Umuarama a máxima nesta segunda (18) pode chegar a 33°C, na quarta (20) vai a 24°C, e na quinta (21) já sobe para 28°C. No fim de semana, novamente, pode passar dos 30°C. No Centro-Sul a diferença é mais sutil: Guarapuava pode chegar a 23°C nesta segunda (18), não passa de 21°C entre terça e quarta (20), chega a 25°C na quinta (21) e aos 27°C no fim de semana. 


Já na região Leste, que não terá elevação tão expressiva nas temperaturas no início da semana por conta da nebulosidade, o calor só chegará depois da frente fria. Na capital a máxima não passa dos 20°C segunda e terça (19), pode ir a 22°C após a passagem da frente fria na quarta (20), na quinta (21) já vai a 25°C e fim de semana começa a chegar próximo de 30°C. Em Paranaguá as máximas também não passam de 20°C até terça (19), sobem para 23°C a partir de quarta (20) e até o fim de semana podem passar dos 30°C.


No Oeste, o calor se destaca durante a tarde, com máximas que se aproximam dos 32 graus em vários municípios. Apesar do predomínio do tempo seco, não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, devido à formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Região Sul do Brasil.


  • Cascavel: mínima de 14°C, máxima de 30°C, tempo firme e sol predominante.


  • Foz do Iguaçu: mínima de 17°C, máxima de 32°C, dia ensolarado e calor.


  • Marechal Cândido Rondon: mínima de 16°C, máxima de 31°C, sol e calor.


  • Medianeira: mínima de 16°C, máxima de 31°C, sol predominante e tempo estável.


  • Santa Helena: mínima de 19°C, máxima de 30°C, tempo firme e sol predominante.


  • Toledo: mínima de 15°C, máxima de 31°C, sol e tempo seco.


 Fonte: Portal Terra das Águas com AEN / Foto: Orlando Kissner/AEN 


Compartilhar

18 de agosto de 2025
Auxílio Gás também será pago nesta segunda-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1
18 de agosto de 2025
Das cerca de 300 mil empresas paranaenses optantes pelo Simples Nacional, 28.834 foram notificadas pela Receita Estadual por causa de débitos tributários. As que têm pendência devem regularizar situação para não serem retiradas do regime simplificado
18 de agosto de 2025
“A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. Historicamente, com a baixa nas temperaturas, as doações costumam diminuir, mas a demanda por sangue permanece. Por isso, cada doação pode fazer toda a diferença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto
Mostrar mais