Ciclone extratropical e frente fria devem causar temporal e queda de temperatura no Paraná, diz Simepar

6 de novembro de 2025

 Chuva forte chegará primeiro ao oeste do Paraná. — Foto: g1 PR

Um ciclone extratropical e uma frente fria estão em formação e devem atingir todo Paraná entre sexta-feira (7) e sábado (8), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar). Os sistemas meteorológicos alertam, conforme a previsão, devem causar temporal e queda de temperatura


🌀 Os ciclones são formados por sistemas de baixa pressão. Eles "puxam" o ar quente e úmido da superfície e o empurram para cima, formando nuvens de chuva. Ciclones extratropicais surgem do contraste de temperatura entre massas de ar quente e fria. Neste caso em específico, vem do Paraguai. 


Entre a tarde e a noite desta sexta-feira (7), estão previstos temporais para o estado, com grandes volumes de chuva em pouco tempo. As primeira regiões atingidas serão oeste e sudoeste. 


"Mas gradativamente, ou melhor, rapidamente, esse sistema frontal evolui durante a sexta-feira e até a noite chega também ao leste e norte paranaense", explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen.


Não está descartada a possibilidade de rajadas de vento e granizo


⚠️ O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o Paraná de perigo para formação de tempestades, até o final da tarde de sábado. O aviso destaca que os ventos podem chegar a 100 km/h, com possibilidade de queda de árvores e de alagamentos.


Também há um alerta vermelho para o litoral do estado pela intensificação dos ventos costeiros. As cidades sob este alerta são Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná.


Queda de temperatura


O dia com a maior queda de temperatura é o domingo (9), quando a massa de ar seco e frio deve avançar pelo estado, conforme do Simepar. Principalmente na região sul, o amanhecer deve ser com aproximadamente 10ºC.


Pato Branco, Francisco Beltrão e Curitiba devem registrar mínima de 12ºC. Londrina, Paranavaí, Guaíra e Campo Mourão, de 15ºC. 


O Simepar  segue monitorando a situação e os alertas são enviados para a população pela Defesa Civil. Os alertas vigentes podem ser acessados em https://www.defesacivil.pr.gov.br/alertas-vigentes.


Os paranaenses também podem receber no próprio celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região:  basta enviar um SMS com o CEP da região  para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre as situações de maior gravidade no local indicado.

📆 Como fica o tempo no final de semana


Veja, abaixo, a previsão do tempo para o Paraná divulgada pelo Simepar.


Fonte: Portal Terra das Águas com g1 PR e Simepar


⛈️ Previsão do tempo por região para o Paraná

  • Sexta-feira, 7 de novembro
  • Sábado, 8 de novembro
  • Domingo, 9 de novembro

 Imagens: Reprodução/Simepar 


Compartilhar


21 de dezembro de 2025
Entre as ações previstas estão o reforço do efetivo policial, patrulhamentos constantes, atuação integrada com outros órgãos públicos e respostas rápidas às ocorrências.
19 de dezembro de 2025
O contrato foi celebrado entre a concessionária e a União em 2008 e é reajustado anualmente. Confira a taxa de pedágio por categoria de veículo.
19 de dezembro de 2025
É um dos maiores encontros do Brasil voltados ao esporte como ferramenta de transformação social, econômica e educacional.
Mostrar mais notícias