Campeonato Brasileiro: Inter vence e Grêmio empata

1 de setembro de 2025

Foto: Ricardo Duarte/Inter

Inter e Grêmio entraram em campo nesse domingo (31) pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Enquanto o Colorado venceu no Beira-Rio o vice-lanterna Fortaleza por 2 a 1, o Tricolor obteve um empate de 1 a 1 contra o líder Flamengo em pleno Estádio Maracanã.


A equipe sob o comando de Roger Machado está agora em 10º lugar na tabela (27 pontos) e a de Mano Menezes em 13º (25 pontos).


Inter vence em casa o Fortaleza por 2 a 1


Em duelo disputado na noite desse domingo (31) no Estádio Beira-Rio pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter venceu por 2 a 1 o vice-lanterna Fortaleza-CE. O placar fez o Colorado subir do 13º para o 10º lugar na tabela, com 27 pontos. O próximo compromisso da equipe gaúcha é contra o Palmeiras, no dia 13, após uma pausa no calendário do torneio para a realização de partidas da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo.


O time sob o comando de Roger Machado saiu na frente com o meia Alan Patrick, aos 24 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. Mas cedeu o empate aos 31, com o meia Lucca Prior marcando de cabeça. Os anfitriões passaram novamente à frente logo aos 5 minutos da etapa complementar.


A partida também foi marcada por homenagens a Luis Fernando Verissimo, torcedor ilustre do Inter e que faleceu no sábado (30) aos 88 anos. Além do tradicional minuto de silêncio antes do apito inicial, os nomes de cada um dos titulares e reservas do Colorado apareceram escritos no telão com uma simulação de caligrafia do escritor.


O jogo


A partida começou com os dois times apresentando um futebol truncado, com muita vontade e pouca inspiração. O Alvirrubro até dominava as ações, mas como o escritor gaúcho escreveu certa vez, jogava com uma defesa sul-americana e um ataque europeu. Com um oceano entre eles. Já o Tricolor não conseguia ficar com a bola. Quando a tinha, parava nos pés dos adversários, ou errava o passe, entregando aos gaúchos.


O Inter até teve duas boas chances nos primeiros minutos que pararam nas mãos de Helton Leite, filho do legendário goleiro João Leite, que fez o que o pai costumava fazer, grandes defesas. Até que aos 20, Brítez jogou contra o patrimônio. Alan Patrick deu um passe na medida para Carbonero dentro da área. O argentino chegou atrasado e cometeu pênalti – ele nem reclamou tanto. O camisa 10 colorado cobrou com perfeição. Goleiro de um lado, bola do outro. Gol do Inter. Foi o 15º gol do capitão colorado no ano (e o décimo de penalidade).


O Fortaleza não sentiu. Tanto que conseguiu, em sequência, dois escanteios e empatou aos 30. Breno Lopes lançou Bruno Pacheco no fundo. O 6 cruzou com perfeição para Lucas Prior, sozinho entre a zaga gaúcha, empatar de cabeça. Gol do Tricolor! 1 a 1.


Com o empate, o Leão melhorou, acertando a marcação e forçando erros dos alvirrubros. E quase ampliou. Três vezes! Aos 41, Mancuso recebeu na área, driblou o marcador, mas demorou para chutar. Aos 47, Breno foi lançado na área, mas Vitão se recuperou e mandou para escanteio. Na cobrança, uma bola fechada na área, Rochet teve que intervir.


O jogo voltou para o segundo tempo um pouco mais aberto, com os dois times tentando mostrar serviço, mas ainda com muita vontade e pouca inspiração. Até que, aos 5, Alan Rodríguez roubou a redonda na intermediária, passou para Bernabei que achou Alan Patrick no meio da área. O camisa 10 perdeu o tempo da bola e a defesa afastou parcialmente. Mas ela caiu à feição para Vitinho ampliar – voltando a marcar, seu último havia sido em 28 de maio.


Como na etapa inicial, o Tricolor cearense não sentiu, e ameaçou uma reação, conseguindo equilibrar o jogo. Aos 20, em cruzamento da direita, Bareiro, que havia entrado no lugar de Lucero, cabeceou livre, obrigando o goleiro Rochet a defender em três tempos, em cima da linha. O Leão seguiu em cima, pressionando e mantendo a bola no campo colorado. Aos 26, Bernabei cometeu falta na frente da área e levou o amarelo – o terceiro, ficando de fora do duelo contra o Palmeiras, dia 13. Na cobrança, Allanzinho colocou nas mãos do 1 alvirrubro.


Mesmo sem convencer, o Inter voltou a vencer em casa após cinco jogos. Do lado do Leão, a derrota o afundou ainda mais na zona de rebaixamento, ficando a sete pontos do primeiro time fora do Z4.


Ficha técnica


– Inter:


Rochet; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei; Thiago Maia (Luis Otávio), Alan Benítez e Alan Patrick (Bruno Henrique); Vitinho (Óscar Romero), Ricardo Mathias (Valencia) e Carbonero (Gustavo Prado). Técnico: Roger Machado.


– Fortaleza:


Helton Leite; Mancuso, Brítez, Ávila e Bruno Pacheco; Matheus Pereira (Pierre), Rosetto (Pablo Roberto), Pochetino (Allanzinho) e Lucca Prior; Breno Lopes e Lucero (Bareiro).


– Arbitragem: João Vitor Gobi (SP) foi auxiliado por Neuza Inês Back (SP) e Fabrini Bavilaqua Costa (SP). No VAR, Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).


No Maracanã, Grêmio empata em 1 a 1 com o Flamengo 

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio FBPA 

Jogando em pleno Estádio Maracanã na tarde desse domingo (31), o Grêmio empatou em 1 a 1 com o líder Flamengo em confronto válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O resultado deixa o Tricolor gaúcho com 25 pontos, na décima-terceira colocação na tabela. A equipe treinada por Mano Menezes tem agora pela frente o Mirasol, na Arena – a partida está marcada para o dia 13 (sábado), após a pausa de duas semanas para a “Data Fifa”.


O rubronegro carioca saiu na frente com o meia-atacante Arrascaeta, aos 7 minutos do segundo tempo. Já o Tricolor gaúcho igualou o placar em penalidade cobrada pelo goleiro Tiago Volpi, aos 39, decretando um placar que aliviou os torcedores do time gaúcho, muitos dos quais temiam uma derrota por ampla soma de gols, considerando-se as recentes goleadas do Flamengo sobre outros adversários.


A partida


O primeiro tempo teve apenas duas chances realmente claras de gol no Maracanã.



O Flamengo concentrou a posse de bola, mas insistiu no jogo pelo meio mesmo com poucos espaços e teve problemas para furar a retranca de Mano Menezes. Na parte final, o time melhorou ao investir mais nas chegadas pelo lado, criando as duas melhores oportunidades. Uma foi salva por Volpi e outra por Noriega em cima da linha.


Já o Grêmio errou muito. Com pouco espaço, o time gaúcho tentava jogar no contra-ataque, mas sem muito sucesso. Faltava uma peça de criação no meio-campo para dar mais qualidade à ligação para o ataque. O goleiro Rossi praticamente não trabalhou.


Aos 7 minutos do segundo tempo, o Flamengo abriu o placar com Arrascaeta. Os donos da casa chegaram em jogada rápida, de pé em pé, o uruguaio tabelou com Pedro, recebeu novamente e mandou um chute rasteiro, sem chances para Volpi.


Naquele momento do jogo, o Grêmio tentava um ataque rápido quando perdeu a bola e pagou caro por isso. O Flamengo chegou em superioridade numérica à frente pela primeira vez na partida e não desperdiçou.


Aos 13 minutos, o Rubro-Negro quase ampliou a vantagem em uma cobrança de falta feita por De la Cruz faz. A bola passou muito perto do gol de Volpi.


Aos 14, o Grêmio respondeu. O Tricolor chegou em velocidade, com a bola de pé em pé, Aravena recebeu pela esquerda e chutou cruzado para fora.


Aos 17, após escanteio curto de Lino, Ayrton Lucas cruzou, Léo Pereira cabeceou, e Volpi fez uma defesa em dois tempos para salvar o Grêmio.


Aos 37, Pavón recebeu nas costas de Ayrton Lucas, fez o cruzamento, e o lateral do Flamengo tocou com a mão na bola dentro da área. O árbitro marcou pênalti para o Grêmio. O goleiro Tiago Volpi cobrou com categoria e empatou , aos 39 minutos: bola para um lado, goleiro para o outro.


Ficha técnica


– Flamengo:


Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz (Evertton), Saúl e Arrascaeta; Plata (Luiz Araújo), Pedro (Bruno Henrique) e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís.


- Grêmio:


Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar, Dodi (Wagner Leonardo) e Edenílson (Cristian Pavón); Cristian Olivera (Alexander Aravena), Braithwaite (Franco Cristaldo) e Carlos Vinícius (André Henrique). Técnico: Mano Menezes.


- Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) foi auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP).


Fonte: TV Terra das Águas com O Sul


Compartilhar

1 de setembro de 2025
Segundo o Simepar, início de semana com bastante calor no interior do Paraná. Temperaturas em várias cidades passam dos 30°C. Veja a Previsão do Tempo.
1 de setembro de 2025
De acordo com o Simepar, as rajadas de vento podem atingir até 65 km/h.
1 de setembro de 2025
-Homem é assassinado a tiros em Santa Helena; vítima já foi identificada -Eng. Agrônomo é morto pela esposa em Marechal C. Rondon -Morador de Moreninha que morreu em acidente com moto será sepultado hoje -Moradora de Pato Bragado, envolvida em acidente em Santa Helena é transferida para hospital da região –Brasileirão
Mostrar mais